Capa » Resenhas » Resenha | Revista A Taverna – terceira edição
Resenha | Revista A Taverna – terceira edição

Resenha | Revista A Taverna – terceira edição

No momento em que adquiri a terceira edição da Revista A Taverna sabia que tinha em mãos uma oportunidade de viagem literária única. Melhor do que isso, viagens únicas. Tudo por que durante a leitura encontrei uma espécie de portal para diferentes dimensões de uma nova literatura nacional. E é com prazer que compartilho através desta resenha minhas impressões sobre a leitura de cada conto.

Em Um Brasileiro na Transilvânia, Helton Ribeiro mistura fatos reais e históricos com ficção, cita eventos recentes como o incêndio do Museu Nacional do RJ em 2018 como ponto de partida e questões históricas da época do Brasil Colônia. Tudo é contado através de um relato diário com o intuito de dar a impressão de realidade em uma história misteriosa, com um pouco de suspense e terror.

Lembranças de um Amanhã Distante, de Mozer Dias, é um conto que dialoga tanto com fãs de ficção cientifica, com direito a referências nerds como Doctor Who e De volta para o futuro, como para os iniciantes na temática das viagens no tempo. Com apenas duas personagens femininas, o autor consegue criar uma interação envolvente do ponto de vista dramático além de nos brindar com um encerramento surpreendente.

Em O Conto do Vigário, de Letícia Copatti Dogenski, temos uma história que nos envolve mais pela jornada do que pelo fim da mesma. Isso se deve por conta da expressão que intitula o conto que, por sua vez, tira um pouco do elemento surpresa. Mesmo assim, este pequeno detalhe não tira a graça de ler algo tão bem escrito sobre costumes e religiosidade.

Agosto Cinza, de Júlio Ardaia, é um conto que mistura suspense e terror mas também é muito mais do que isso. Em poucas páginas, ele consegue criar uma narrativa em que conhecemos alguns pontos do passado de seu protagonista e como certas lembranças influenciam suas atitudes em situações atuais. O resultado disso pode ser traduzido com aquela velha máxima de que “menos é mais” quando vemos a facilidade que é preencher certas lacunas das desventuras de seu personagem.

Responsável por encerrar essa edição da Revista A Taverna, Lições de Rubem Cabral é um conto fantástico e ao mesmo tempo emocionante sobre a já tão conhecida história bíblica dos irmãos Caim e Abel. Com riqueza de detalhes nas características de seus personagens, principalmente Caim, o autor consegue lançar um novo olhar sobre o principal acontecimento na vida deles de forma a instigar a curiosidade dos leitores. É desafiador parar de ler pois, independente do final, você se sente desafiado a ver cada passo da jornada do filho primogênito de Adão.

Por conta de todas as impressões compartilhadas nesta resenha, recomendo a leitura desta edição da Revista A Taverna. Devido a diversidade rica de gêneros como fantasia, ficção cientifica e terror tenho certeza que essas viagens serão prazerosas e incríveis. Cada uma ao seu modo.

Adquira já a Revista A Taverna – terceira edição

Revista A Taverna, edição 3

Conteúdo Relacionado

Sobre Marcus Alencar

Avatar
Apresentador do Leituracast, Jornalista, blogueiro e um homem de diversas paixões. Amo quadrinhos, cinema e literatura, mas não necessariamente nessa ordem. Acima de tudo, amo a forma como esses meios de comunicação conseguem produzir obras capazes de nos tirar do lugar-comum e propiciar a reflexão. No caso dos livros, destaco toda a saga de Percy Jackson nas séries de livros do escritor Rick Riordan. Não sei se foi à identificação quase que imediata com o personagem central ou fato de sempre me interessar por mitologia grega, mas o importante é que esses livros despertaram de forma mágica meu interesse pela leitura assim como outras grandes obras já fizeram o mesmo comigo em outros períodos e de formas diferentes. Enfim, ler pra mim é uma viagem especial e mágica que sempre farei com muito prazer em qualquer época da minha vida