Capa » Resenhas » Resenha | O Preço do Céu – um conto da série Guardião do Medo
Resenha | O Preço do Céu – um conto da série Guardião do Medo

Resenha | O Preço do Céu – um conto da série Guardião do Medo

Michelle Pereira já havia surpreendido com seu livro Guardião do Medo, tanto que disso nasceu uma parceria entre ela e o Leituraverso. Então, nada mais justo do que a nossa primeira resenha de um conto ser justamente sobre um de sua autoria: O Preço do Céu.

A obra conta a história dos dois coadjuvantes de Guardião do Medo: Selene, um ser das trevas que se tornou uma das filhas de Daemon, e Israel, o Segundo Decantador da ordem dos Guardiões da Criação. Porém, antes que se posicionassem em lados opostos na disputa pelas almas dos mortais, os dois compartilharam um passado amargo e doloroso, que explica muito sobre o rancor que existe entre eles no presente.

Por se tratar de um conto relativamente pequeno, não dá para se aprofundar na análise sem entregar demais. Entretanto, o que chama a atenção novamente é a dificuldade em delimitar a linha divisória entre bem e mal. Assim como no romance que lhe deu origem, esta nova trama apresenta personagens complexos, que vão contra o que se esperaria deles naturalmente. A ficção serve como pano de fundo para conflitos emocionais intensos que contribuem para a empatia com essas duas figuras que, anteriormente, não possuíam tanto carisma.

Conhecer o passado de alguém nos diz muito sobre quem ele é hoje. Em algumas ocasiões, não são as decisões que tomamos por vontade própria que determinam quem vamos nos tornar. Uma parcela da culpa recai sobre as escolhas que são impostas a nós, seja pelo ambiente em que vivemos, pela sociedade ou pelo tipo de pessoas que nos cerca. Obviamente isso não tira nossa responsabilidade, mas nos faz refletir sobre como cada indivíduo reage aos estímulos que recebe, às vezes seguindo por caminhos errados. Dentro da Fantasia, então, isso toma proporções muito maiores, repercutindo na vida de todos.

Mesmo explicando fatos ocorridos tempos atrás, algumas questões ficam em aberto dentro da narrativa, certamente para serem respondidas mais para frente, já que teremos a sequência de Guardião e, antes disso, outro conto, agora voltado para a celestial Raya, a qual também guarda muitos segredos. Assim, podemos esperar por outras obras que darão forma ao universo habilmente criado por Michelle Pereira, sendo O Preço do Céu apenas uma peça dentro desse quebra-cabeça que reserva muitas emoções e revelações surpreendentes.

Adquira o conto na Amazon

Leia também a nossa resenha de Guardião do Medo

Saiba mais sobre Literatura Fantástica Nacional

Sobre Mozer Dias

Mozer Dias
Engenheiro civil, resenhista e podcaster. Sou apaixonado pela exatidão dos números e pela subjetividade das palavras. Penso que qualquer pessoa pode se aventurar por esses dois mundos, até porque foram as palavras que me apresentaram aos números e daí nasceu essa relação singular. O primeiro livro que li foi “O Homem que Calculava”, do autor Malba Tahan, que narra história de Beremiz Samir, um árabe com um dom inacreditável para a matemática e uma sabedoria que transcendia a mera racionalidade fria e impessoal. Sendo assim, é esse equilíbrio que busco para minha própria vida: fazer poesia com números e letras, mantendo sempre o coração aberto para a subjetividade que há nas entrelinhas e extrair disso o melhor que eu puder.