Capa » Resenhas » Resenha | O Mercador de Sonhos (Morserus) – M. M. Schweitzer
Resenha | O Mercador de Sonhos (Morserus) – M. M. Schweitzer

Resenha | O Mercador de Sonhos (Morserus) – M. M. Schweitzer

Seus sonhos podem se tornar realidade. Na verdade, apenas um deles. Qual seria o sonho escolhido? O que você faria se tivesse essa escolha em mãos? Perguntas como essa podem nos fazer pensar sobre diversas questões a respeito da vida e de como a encaramos. Se estamos ou não preparados para escolher um caminho para o futuro, isso é algo que só saberemos com o passar do tempo. Imagine então o que alguém de apenas 15 anos faria se tivesse essa oportunidade. Essas questões são o que movimentam a trama de O Mercador de Sonhos, um conto escrito por M. M. Schweitzer no qual conhecemos um porquinho (Ollie) que descobre dentro de si o poder de mudar o seu mundo.

Um dado importante sobre O Mercador de Sonhos está no cenário inicial no qual Ollie se encontra. Ele é solitário; o pai o abandonou para formar outra família; sofre bullyng na escola e vive sendo ofendido pela mãe. Sua única lembrança boa é reencontrar Seffia, com quem teve seu primeiro beijo.

Nesta fábula, engana-se quem pensa que se trata de uma história simples ou feita para um público infantil. Pelo contrário, aqui a história é cheia de pontos que nos fazem refletir sobre as consequências de nossas escolhas. Em alguns momentos, essas reflexões nos atingem de tal forma que se tem a sensação de estar levando um “tapa na cara”. É por esse motivo que a jornada de Ollie nos prende do início até o fim. Aprendemos e refletimos com ele na mesma medida em que somos conduzidos pela sua jornada pessoal.

Nada disso seria possível sem a presença do Mercador de sonhos, o responsável por levá-lo a este mundo cheio de possibilidades que são os sonhos. É ele mesmo quem nos apresenta os conceitos dessa nova realidade e como ver as coisas de uma outra forma. Tudo isso é feito de forma misteriosa e sem muitas respostas prontas. Na verdade, a única coisa que sabemos é sua intenção em negociar as lembranças de Ollie em troca da realização de um sonho.

Com esse tipo de premissa, O Mercador de Sonhos vai além do que se espera e permite que leitor trabalhe sua imaginação com questões que permeiam a psicologia e a filosofia além de metáforas sobre os sentimentos humanos. Tudo isso em um mundo em que animais como Porcos, Gatos, Leões e outros agem com características humanas.

Como se isso não fosse o bastante, é possível relacionar o conto com outras obras da ficção por conta de diferentes aspectos. Esse é o caso do episódio The Rings of Akhaten (S7E7), de Doctor Who, no qual vemos não só a importância das memórias em nossa linha do tempo como também a forma como elas moldam nosso caminho. Outro exemplo está em Fios de Prata – Reconstruindo Sandman do também escritor nacional Raphael Draccon, que por sua vez trabalha a temática dos sonhos, mas por um caminho totalmente diferente.

Por último, uma ótima notícia: este é apenas um começo. O Mercador de Sonhos faz parte de uma série de contos que se passam no universo de Morserus, mas que são independentes e possuem relações entre si. Caso o leitor escolha começar por este conto, optará por uma jornada em que tanto a viagem como a chegada serão tão marcantes que ele irá querer relê-lo antes de novas viagens.

Adicione este conto à sua biblioteca! 

Assine o Kindle Unlimited e tenha acesso a este e muitos outros títulos!

Conteúdo relacionado:

Resenha de Fios de Prata – Reconstruindo Sandman

Leia mais sobre literatura fantástica nacional

Leia mais sobre contos

Sobre Marcus Alencar

Avatar
Apresentador do Leituracast, Jornalista, blogueiro e um homem de diversas paixões. Amo quadrinhos, cinema e literatura, mas não necessariamente nessa ordem. Acima de tudo, amo a forma como esses meios de comunicação conseguem produzir obras capazes de nos tirar do lugar-comum e propiciar a reflexão. No caso dos livros, destaco toda a saga de Percy Jackson nas séries de livros do escritor Rick Riordan. Não sei se foi à identificação quase que imediata com o personagem central ou fato de sempre me interessar por mitologia grega, mas o importante é que esses livros despertaram de forma mágica meu interesse pela leitura assim como outras grandes obras já fizeram o mesmo comigo em outros períodos e de formas diferentes. Enfim, ler pra mim é uma viagem especial e mágica que sempre farei com muito prazer em qualquer época da minha vida