Capa » Resenhas » O Ovo de Cristal – H. G. Wells | Resenha
O Ovo de Cristal – H. G. Wells | Resenha

O Ovo de Cristal – H. G. Wells | Resenha

Desde sempre, a ideia de vidas em outros planetas mexeu com a nossa imaginação. Inclusive, não é à toa que o tema já foi abordado em diversas obras de ficção científica na literatura e no cinema. Um dos grandes nomes do gênero – e responsável por ser uma inspiração para muitos escritores e roteiristas – sem dúvida é H. G. Wells que no final do século 19 escreveu uma história intitulada O Ovo de Cristal para explorar essa possibilidade de forma criativa e instigante.

Na trama do conto conhecemos o Sr. Cave, um comerciante de antiguidades que se depara com um misterioso objeto de cristal em forma de ovo. Nele, é possível notar uma estranha luminescência. Com o tempo, ele consegue visualizar um cenário exótico com planícies, prédios e criaturas desconhecidas no interior do objeto.

Para o leitor que não está acostumado com obras do gênero, principalmente as clássicas, O Ovo de Cristal é uma excelente porta de entrada para esse universo ficcional único. Ao invés de ir direto ao ponto, H. G. Wells não tem pressa em contar sua história já que cada detalhe tem sua importância. Mesmo que a narrativa seja um pouco lenta, tudo vai sendo encaixado no momento certo. Detalhes como esses facilitam para que entendamos o impacto de algo tão extraordinário na vida de pessoas comuns como o Sr. Cave por exemplo.

Isso também pode ser dito a respeito do Sr. Wace, um personagem descrito como um “jovem investigador cientifico”. É através dele que se inicia uma tentativa de decifrar o misterioso ovo através do olhar da ciência. A partir da introdução dele no conto a forma como o autor descreve o cenário mostrado no interior do ovo nos permite ter uma ideia bem clara daquele mundo. O autor faz isso utilizando como exemplos de descrição física animais variados que já conhecemos, o que cria tensão ao mesmo tempo em que deixa o leitor mais curioso.

Falando em curiosidade, O Ovo de Cristal foi adaptado para a tv em 1951 em um dos episódios da série Tales of Tomorrow. A história tem algumas diferenças significativas em relação ao material original, mas não deixa de ser interessante e capta a essência do estilo de Wells. Outro detalhe relacionado ao conto está no fato dele ser considerado um precursor do grande clássico do autor, A Guerra dos Mundos, por apresentar criaturas e máquinas com as mesmas características da obra que viria a ser publicada pouco tempo depois.

Enfim, O Ovo de Cristal é sem sombra de dúvida uma opção de leitura que não pode ficar de fora independente se o leitor acredita ou não em seres de outros mundos ou esteja habituado com obras de ficção científica. Capaz de atiçar a imaginação, o conto de H. G. Wells não vai decepcionar quem procura por uma história inspirada e de reconhecida qualidade.

Adicione este conto à sua biblioteca! 

Conteúdo relacionado:

Sobre Marcus Alencar

Apresentador do Leituracast, Jornalista, blogueiro e um homem de diversas paixões. Amo quadrinhos, cinema e literatura, mas não necessariamente nessa ordem. Acima de tudo, amo a forma como esses meios de comunicação conseguem produzir obras capazes de nos tirar do lugar-comum e propiciar a reflexão. No caso dos livros, destaco toda a saga de Percy Jackson nas séries de livros do escritor Rick Riordan. Não sei se foi à identificação quase que imediata com o personagem central ou fato de sempre me interessar por mitologia grega, mas o importante é que esses livros despertaram de forma mágica meu interesse pela leitura assim como outras grandes obras já fizeram o mesmo comigo em outros períodos e de formas diferentes. Enfim, ler pra mim é uma viagem especial e mágica que sempre farei com muito prazer em qualquer época da minha vida