Capa » Animes » Anime | Ingress: The Animation – 1ª temporada
Anime | Ingress: The Animation – 1ª temporada

Anime | Ingress: The Animation – 1ª temporada

O mais comum quando entramos no mundo dos animes é encontrarmos obras que são baseadas em mangás. Porém, os games também servem de inspiração para muitas produções de qualidade como, por exemplo, Ingress: The Animation, produzida pelo estúdio Craftar e dirigida por Yuhei Sakuragi.

Na trama, acompanhamos o investigador Makoto Midorikawa, o qual possui o dom de ler a memória de objetos ao tocá-los. Ele se envolve com a cientista Sarah Coppola, a única sobrevivente de uma grande explosão na empresa onde ela trabalha. Ao tocar a aliança de Sarah, Makoto tem uma visão terrível e inexplicável. Contudo, antes que ele chegue a alguma conclusão, os dois precisam fugir de homens que estão perseguindo a moça.

Ingress the animation makoto e sarah

Ingress deriva do jogo homônimo produzido pela Niantic, a mesma desenvolvedora do famoso Pokémon Go. O princípio da realidade aumentada, que interage com cenários do mundo real, faz muito sucesso entre os jogadores. Por isso, não é de se espantar que a animação seja voltada para eles. Logo na introdução somos apresentados ao mesmo conceito do game: após a descoberta de uma substância conhecida como Matéria Exótica (XM) — a qual tem a capacidade de aprimorar as habilidades humanas — as pessoas se dividiram em duas facções, os Ilumimados e a Resistência, sendo a primeira a favor do uso da XM e segunda contra. E assim, elas disputam entre si para controlar os Portais, pontos de maior concentração de Matéria Exótica. 

Apesar da inclusão dos jogadores no anime (até mesmo no tema de encerramento), a produção tem potencial para captar a atenção de quem não conhece o jogo. Isso porque os elementos de ficção científica são muito atraentes e instigantes. Sem contar as diversas cenas de ação muito bem planejadas e executadas. 

Cada um dos personagens tem a sua habilidade e personalidade únicas, o que ocasiona alguns conflitos que deixam os obstáculos mais desafiadores. Além de Makoto e Sarah, temos também o agente Jack Norman, que protagoniza os melhores momentos de ação dentro da história e também faz um contraponto essencial para o investigador e a cientista.

Ingress the animation jack normanO estilo da animação em 3D pode causar um pouco de estranhamento a princípio, mas isso é algo com que nos acostumamos rápido. Isso também contribui para a qualidade dos efeitos visuais multicoloridos que não deixam a desejar em nenhum momento.

Ingress the animation explosão

Com apenas 11 episódios, Ingress: The Animation honra os fãs do jogo ao inseri-los na trama e também tem sucesso ao atrair possíveis novos jogadores. Resta agora esperar pela confirmação de uma segunda temporada, pois a conclusão do anime deixa claro que ainda há coisas para serem exploradas nesse universo.

Ficha técnica:

  • Ano de lançamento: 2018 (no Japão), 2019 (lançamento mundial pela Netflix) 
  • Gênero: ação, aventura, ficção científica
  • Música de abertura: Tessallate, All-J
  • Música de encerramento: In Cold Blood, All-J
  • Criador: Niantic
  • Estúdio: Craftar
  • Nº de episódios: 11
  • Status: concluído (a temporada)

Conheça outros animes

Sobre Mozer Dias

Mozer Dias
Engenheiro civil, resenhista e podcaster. Sou apaixonado pela exatidão dos números e pela subjetividade das palavras. Penso que qualquer pessoa pode se aventurar por esses dois mundos, até porque foram as palavras que me apresentaram aos números e daí nasceu essa relação singular. O primeiro livro que li foi “O Homem que Calculava”, do autor Malba Tahan, que narra história de Beremiz Samir, um árabe com um dom inacreditável para a matemática e uma sabedoria que transcendia a mera racionalidade fria e impessoal. Sendo assim, é esse equilíbrio que busco para minha própria vida: fazer poesia com números e letras, mantendo sempre o coração aberto para a subjetividade que há nas entrelinhas e extrair disso o melhor que eu puder.