Capa » Resenhas » Resenha | Os Arquivos do Semideus (Série Percy Jackson e os Olimpianos)
Resenha | Os Arquivos do Semideus (Série Percy Jackson e os Olimpianos)

Resenha | Os Arquivos do Semideus (Série Percy Jackson e os Olimpianos)

Engana-se quem pensa que a série Percy Jackson & Os Olimpianos terminou em O Último Olimpiano. Em Os Arquivos do Semideus, os leitores irão descobrir que Rick Riordan ainda tem muita história para contar sobre este universo fantástico cheio de surpresas e curiosidades. Uma leitura altamente recomendada para quem quiser conhecer mais a respeito de Percy e seus amigos.

Diferente dos volumes da série principal, este livro possui um conteúdo diverso e complementar a começar por três contos que exploram a relação entre Percy e outros semideuses. Além disso, há também mapas; ilustrações, Caça-palavras, Palavras-cruzadas olimpianas, entrevistas com personagens e fichas sobre eles. Segundo a sinopse, tudo isso tem como intuito tornar o leitor um especialista em deuses e heróis do Olimpo.

Na verdade, o que realmente pode dar ao público essa dita especialidade é a leitura de cada conto começando com Percy Jackson e a Quadriga Roubada. Aqui, temos uma parceria inusitada entre o filho de Poseidon e a filha de Ares, Clarisse. Desde sempre, ambos são como aliados que se odeiam. Um detalhe que por si só sempre gerou momentos engraçados como no primeiro encontro entre eles em Percy Jackson e o Ladrão de Raios. Apesar de toda essa rivalidade, ambos formam uma boa dupla contra deuses menores nessa história.

Em “Percy Jackson e o Dragão de Bronze“, o amor está no ar já que o conto aproveita para explorar o interesse romântico entre Percy e Annabeth. O mesmo pode ser dito a respeito de Silena Beauregard (filha de Afrodite) e Charles Beckendorf (filho de Hefesto) que se destacam na luta contra a ameaça principal. O detalhe mais interessante da história é como uma simples atividade do Acampamento Meio-Sangue, a captura da bandeira, serve como oportunidade para desenvolver o relacionamento entre esses personagens.

Por último, “Percy Jackson e a Espada de Hades” mostra como o autor estava guardando o melhor para o final. O conto referencia um dos melhores livros de toda a série, A Maldição do Titã, e mostra como Nico di Angelo (filho de Hades) e Thalia Grace (filha de Zeus) são personagens relevantes para a trama de Percy Jackson & Os Olimpianos. Prova disso está na forma como Rick Riordan utiliza o trio para contar uma história com clima de final de livro com momentos que ressaltam o heroísmo de cada um. Não só isso como deixa uma ponta solta para a próxima série, Os Heróis do Olimpo.

Enfim, por todos esses motivos não é um erro dizer que os contos é que tornam Os Arquivos do Semideus um livro interessante. Eles nos permitem desvendar o universo criado por Rick Riordan na série principal, conhecer melhor seus personagens e entender as nuances das relações entre alguns deles. Ao final da leitura, você certamente olhará para os volumes anteriores de forma diferente.

Adicione este livro à sua biblioteca! 

Lista de resenhas:

Sobre Marcus Alencar

Avatar
Apresentador do Leituracast, Jornalista, blogueiro e um homem de diversas paixões. Amo quadrinhos, cinema e literatura, mas não necessariamente nessa ordem. Acima de tudo, amo a forma como esses meios de comunicação conseguem produzir obras capazes de nos tirar do lugar-comum e propiciar a reflexão. No caso dos livros, destaco toda a saga de Percy Jackson nas séries de livros do escritor Rick Riordan. Não sei se foi à identificação quase que imediata com o personagem central ou fato de sempre me interessar por mitologia grega, mas o importante é que esses livros despertaram de forma mágica meu interesse pela leitura assim como outras grandes obras já fizeram o mesmo comigo em outros períodos e de formas diferentes. Enfim, ler pra mim é uma viagem especial e mágica que sempre farei com muito prazer em qualquer época da minha vida