Resenha | O Segredo da Amoreira

Resenha | O Segredo da Amoreira

“Acredito que aquilo que você planta, um dia irá colher. O mundo é um espelho que devolve nossos sentimentos e ações“, diz Luciana, uma das personagens de “O Segredo da Amoreira”, de Jenny Rugeroni. Sinceramente, essa é uma das melhores formas que consigo imaginar para começar a falar sobre o segundo livro da escritora, desta vez publicado pela Scortecci Editora. A história começa com Maria Isabel recebendo o convite de casamento de sua filha Luciana que irá se casar com Leandro Martins. No entanto, seu passado vem à tona quando ela descobre que ele é filho de Lucas Martins de Moura, uma grande paixão de sua vida.

Desse momento em diante, a autora nos apresenta momentos da vida de mãe e filha formando uma rede de histórias que se intercalam durante os anos. Em alguns capítulos, somos transportados para a Vila Moura na década de 1950 conhecendo a história de Isabel e Lucas e em outros para São Paulo de 1991 com Luciana e Leandro. Esses paralelos permitem que façamos não só comparações entre as duas personagens como também entender a forma que a ação do tempo tem importância na vida delas além das mudanças na sociedade. E o mesmo pode se dizer do cenário nas duas épocas. Destaque para a relação da natureza tão presente nas histórias de Isabel, algo que muitas pessoas que tiveram essa vivência vão poder identificar.

Nesse sentido, não há como fazer uma rápida comparação com “A Herdeira do Silêncio“, primeiro livro da autora. Se em sua primeira publicação, o contexto histórico serve como pano de fundo para narrar à história de uma família ao longo de três décadas aqui temos isso presente com mais firmeza. Quando damos um “salto no tempo“ percebemos que se trata de épocas diferentes pelo comportamento das pessoas. E isso fica muito evidente em Luciana, filha de Isabel, uma personagem muito interessante e que, de certo modo, serve como contraponto as altitudes de sua mãe.

Enfim, se você procura uma história muito interessante, bem contada e que não seja apenas mais uma ficção acredito que “O Segredo da Amoreira“ seja uma ótima escolha. Quando terminar de ler, terá a sensação de ter conhecido personagens tão reais e palpáveis que, de modo algum, poderiam passar despercebidos na sua vida.

Sobre Marcus Alencar

Apresentador do Leituracast, Jornalista, blogueiro e um homem de diversas paixões. Amo quadrinhos, cinema e literatura, mas não necessariamente nessa ordem. Acima de tudo, amo a forma como esses meios de comunicação conseguem produzir obras capazes de nos tirar do lugar-comum e propiciar a reflexão. No caso dos livros, destaco toda a saga de Percy Jackson nas séries de livros do escritor Rick Riordan. Não sei se foi à identificação quase que imediata com o personagem central ou fato de sempre me interessar por mitologia grega, mas o importante é que esses livros despertaram de forma mágica meu interesse pela leitura assim como outras grandes obras já fizeram o mesmo comigo em outros períodos e de formas diferentes. Enfim, ler pra mim é uma viagem especial e mágica que sempre farei com muito prazer em qualquer época da minha vida