Resenha | O Pistoleiro

Resenha | O Pistoleiro

Por Edimilson de Assis Jr.

Para quem ainda não conhece, o livro “O Pistoleiro” pertence a série “A Torre Negra“, do consagrado autor Stephen King, composta por 6 volumes além de diversas referências em outras obras do autor e 3 spin-offs diretos. Trata-se de uma famosa série de livros que abrangem diversos temas indo de aventura, ação, terror ficção e suspense. Em outras palavras, é um mar de referências a cultura pop de modo geral.

Está série é ambientada em um universo a qual não conhecemos e nem temos como defini-la com precisão já que muitas coisas da cultura pop estão lá como postos de gasolina, mas sem a utilidades que temos aqui. Neste novo universo conhecemos Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam “seguiu adiante”. Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e verdadeira obsessão para Roland, seu Cálice Sagrado, sua única razão de viver. O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o homem de preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá-lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso.

Neste primeiro volume, temos uma pequena pincelada do que seria essa incansável busca do protagonista. Com maestria, o autor consegue nos fazer sentir o que o personagem está passando ao mesmo tempo que tentamos entender suas motivações e ficamos curiosos sobre seu passado. Um exemplo disso está no desenrolar da história que é densa e cheio de introspecção levando o leitor a duvidar realmente se Roland é uma senil ou um louco pela obsessão de sua busca.

Enfim, esse é o início de uma grande serie. Suas referências e seus pontos- chaves são de longe o que transformam este “O Pistoleiro” em uma obra prima para todos que leem os livros de mistério de Stephen King. Por esse motivo, recomendo a todos os leitores que amem todos os gêneros acima citados.

Edmilson de Assis Jr., o “Cal”, é integrante do Leituracast.

Leia também as resenhas dos outros volumes de A Torre Negra:

Adicione este livro à sua estante!

o pstoleiro a torre negra

Sobre Marcus Alencar

Apresentador do Leituracast, Jornalista, blogueiro e um homem de diversas paixões. Amo quadrinhos, cinema e literatura, mas não necessariamente nessa ordem. Acima de tudo, amo a forma como esses meios de comunicação conseguem produzir obras capazes de nos tirar do lugar-comum e propiciar a reflexão. No caso dos livros, destaco toda a saga de Percy Jackson nas séries de livros do escritor Rick Riordan. Não sei se foi à identificação quase que imediata com o personagem central ou fato de sempre me interessar por mitologia grega, mas o importante é que esses livros despertaram de forma mágica meu interesse pela leitura assim como outras grandes obras já fizeram o mesmo comigo em outros períodos e de formas diferentes. Enfim, ler pra mim é uma viagem especial e mágica que sempre farei com muito prazer em qualquer época da minha vida

Nossos Parceiros