Capa » Resenhas » Resenha | Monstros Entre Nós
Resenha | Monstros Entre Nós

Resenha | Monstros Entre Nós

Organizada pelo escritor Davi Paiva, a antologia Monstros Entre Nós traz contos de diversos autores sobre a relação entre criaturas e humanoides. As situações em cada conto variam como conflito, parceria, amizade e até casos que buscam responder a grande pergunta: quem é o verdadeiro monstro?

A primeira coisa a ser dita sobre este livro é sobre sua capacidade de despertar o interesse em diferentes tipos de leitores. Se você já tem algum repertório de leitura sobre seres mitológicos, por exemplo, então certamente se sentirá a vontade com algumas narrativas e terá um aproveitamento mais completo. Se for um(a) novato(a) neste universo fantástico, não se preocupe. É perceptível como cada conto conduz seu leitor para uma experiência literária agradável e proveitosa, independente de ter lido por anos a fio qualquer obra de fantasia.

Monstros Entre Nós é um livro curto (100 páginas) e com uma diversidade literária interessante. Em seu conteúdo, encontramos histórias de fantasia ambientadas em lugares reais e fictícios. “O Carrasco das Bestas Elementais”, de Lucas Palhão, é um exemplo do primeiro caso. Em poucas páginas, o autor consegue desenvolver uma trama com muita ação e elementos sobrenaturais pelas ruas de São Paulo. No conto “A Busca”, de Davi Paiva, os leitores conhecerão um pouco do universo criado por ele em Cavaleiro Negro. Para quem não leu, o mesmo pode servir como porta de entrada para o seu primeiro livro solo.

Inclusive, alguns contos tem um desenvolvimento tão instigante que podem criar aquela sensação de “quero mais”. Um exemplo disso é “Tarasca”, de Samuel de Andrade. Neste conto, acompanhamos a piloto Astrid Feldens na luta para destruir o pior monstro que já pisou na terra. A jornada dessa heroína é tão bem desenvolvida e envolvente que desperta a vontade de vê-la em mais aventuras desse tipo. Quem também merece a devida atenção neste sentido é J.B. Alves, autor de “O Pior dos Demônios”. Sua história representa muito bem o questionamento sobre quem deve ou não ser considerado uma monstruosidade.

Mesmo com estes poucos destaques, Monstros Entre Nós é uma antologia que merece uma leitura completa. O resultado geral é positivo e deve agradar a diferentes tipos de leitores que certamente não se arrependerão de adquirir este livro.

 

Sobre Marcus Alencar

Apresentador do Leituracast, Jornalista, blogueiro e um homem de diversas paixões. Amo quadrinhos, cinema e literatura, mas não necessariamente nessa ordem. Acima de tudo, amo a forma como esses meios de comunicação conseguem produzir obras capazes de nos tirar do lugar-comum e propiciar a reflexão. No caso dos livros, destaco toda a saga de Percy Jackson nas séries de livros do escritor Rick Riordan. Não sei se foi à identificação quase que imediata com o personagem central ou fato de sempre me interessar por mitologia grega, mas o importante é que esses livros despertaram de forma mágica meu interesse pela leitura assim como outras grandes obras já fizeram o mesmo comigo em outros períodos e de formas diferentes. Enfim, ler pra mim é uma viagem especial e mágica que sempre farei com muito prazer em qualquer época da minha vida