Capa » Resenhas » Resenha | Magos – Contos sobre Usuários de Poderes Arcanos
Resenha | Magos – Contos sobre Usuários de Poderes Arcanos

Resenha | Magos – Contos sobre Usuários de Poderes Arcanos

Magos – Contos sobre Usuários de Poderes Arcanos é uma antologia organizada por Davi Paiva e Lucas Nangi que apresenta diferentes facetas daqueles que têm a magia como parte de suas vidas. Mais do que uma exploração por esta vertente da literatura fantástica, cada conto mostra como esse elemento pode sair do imaginário e ganhar vida nas páginas de uma única fonte de encantamento: um livro.

Um belo exemplo de como a magia é bem explorada nesta antologia pode ser encontrado no conto “Forte como a natureza“, de Adeval de Andrade. Tendo como pano de fundo uma história que se passa em terreno indígena, o escritor, em poucas páginas, consegue criar um protagonista interessante capaz de feitos heroicos com seus feitiços. O desfecho dado ao conto é sem dúvida um dos melhores de toda antologia.

Quem também utiliza um cenário reconhecível para nós, brasileiros, é Davi Paiva (Cavaleiro Negro, Monstros Entre Nós, Guerreiros – Contos sobre lutadores) com “A Ordem da Lótus Negra“. Com suas descrições sobre algumas regiões e características da cidade de São Paulo, ele conduz o leitor à um passeio pelos perigos sobrenaturais que se escondem nas noites da capital paulistana. Tudo isso com referências culturais bem curiosas e uma certa dose de aventura.

Outra faceta da exploração do tema nesta antologia pode ser encontrada em contos com tons mais sombrios. O primeiro destaque fica por conta de “Lich“, de Fabiana Prieto. A autora aborda questões como rituais profanos pós-morte e traição de forma equilibrada. O mais interessante é como isso é feito de forma simples, o que facilita a leitura para aqueles que não são tão experientes neste tipo literatura.

A.R.A. Mendes em “O Necromante e a Bailarina” faz algo parecido em um conto envolvente e com leve inspiração mitológica. E com isso entrega uma experiência de leitura de qualidade.

Caçadores de Demônios“, de R.L.G. Blacksmith, entra na antologia como uma opção diferenciada ao nos apresentar uma história com projeção astral e a relação entre mestre e discípulo. O autor cria um conflito evidente entre um mago que precisa passar seus conhecimentos e seu jovem aprendiz, o que é mostrado em momentos mais voltados para o humor, um detalhe que pode ou não ser bem apreciado pela maioria dos leitores. Por outro lado, o encerramento dado a esse conto faz toda leitura valer a pena apesar de qualquer incômodo.

Aliás, quando o assunto é diferencial o conto “A Trova do Mundo“, de Lucas Nangi (Guerreiros – Contos sobre lutadores), não pode ficar de fora. Com uma trama que coloca no centro uma protagonista cuja magia está na sua melodia, o autor surpreende em vários momentos. O ritmo e o encontro das palavras nas rimas faz com que os leitores certamente se sintam envolvidos pela história que está sendo contada.

Enfim, se há algo mais para ser dito sobre esta antologia é que a magia está em todo lugar e nas suas mais variadas formas. Magos – Contos sobre Usuários de Poderes Arcanos é uma prova disso, sem dúvida alguma.

Links relacionados:

Sobre Marcus Alencar

Avatar
Apresentador do Leituracast, Jornalista, blogueiro e um homem de diversas paixões. Amo quadrinhos, cinema e literatura, mas não necessariamente nessa ordem. Acima de tudo, amo a forma como esses meios de comunicação conseguem produzir obras capazes de nos tirar do lugar-comum e propiciar a reflexão. No caso dos livros, destaco toda a saga de Percy Jackson nas séries de livros do escritor Rick Riordan. Não sei se foi à identificação quase que imediata com o personagem central ou fato de sempre me interessar por mitologia grega, mas o importante é que esses livros despertaram de forma mágica meu interesse pela leitura assim como outras grandes obras já fizeram o mesmo comigo em outros períodos e de formas diferentes. Enfim, ler pra mim é uma viagem especial e mágica que sempre farei com muito prazer em qualquer época da minha vida