Cinema | Tempo de Crescer (2009) | Crítica

Cinema | Tempo de Crescer (2009) | Crítica

Tempo de Crescer conta à história de Richard Dunn (Jeff Daniels), um escritor de meia-idade que sofre de bloqueio criativo após o fracasso do seu último livro. Com o intuito de resolver essa situação, ele se muda para Long Island onde busca inspiração para seu próximo trabalho. Mesmo com a companhia de sua esposa Claire Dunn (Lisa Kudrow), Richard conta com o apoio moral e os conselhos do Capitão Excelente (Ryan Reynolds), seu amigo imaginário. Um dia, ele conhece Abby, uma garota de 17 anos que decide contratar como babá do filho que não tem. Juntos, eles tentarão superar suas inseguranças a partir da amizade construída entre os dois.

Um dos grandes atrativos deste filme é a interação entre Richard e o Capitão. Pegue como exemplo o momento em que o personagem de Reynolds faz a “voz“. Esta é uma cena que mostra a amizade entre eles ao mesmo tempo que faz referência à heróis dos quadrinhos. Além do visual claramente inspirado no Superman, com direito a cueca por cima da calça e capa, ele ainda dá o tom de suas próprias aventuras. Na verdade, todas as cenas em que ele aparece têm um fundo cômico e é fácil perceber o quanto ele está à vontade fazendo esse tipo de papel. O ator tem um estilo perfeito pra isso, algo que pode ser facilmente notado em sua filmografia.

No entanto, a função principal desse personagem não é ser um alivio cômico na vida de Richard. Trata-se de algo mais intimo. Seja fazendo o papel de voz da consciência, anjo de guarda ou apoio moral, ele está sempre presente quando necessário assim como todo super-herói ao enfrentar o perigo. Por causa disso, acaba-se criando uma relação de dependência entre ambos.

No entanto, tudo muda quando Abby entra na vida de Richard. Com seu jeito doce e simpático, a garota conquista facilmente o carinho do escritor que, por sua vez, precisa de alguém como ela na vida para preencher um vazio dentro de si. Nas palavras dele, existia a necessidade de calor humano e uma amizade pura e inocente.

E é realmente isso que vemos em tela. Duas pessoas em fases diferentes de suas vidas, ambas com amigos imaginários, que juntas constroem uma bela amizade. Isso é perceptível pela forma como relacionamento entre ambos é mostrado. É um desafio não apreciar todo o aprendizado obtido durante a jornada deles.  

Existem outras questões bem sutis que podem ser ditas sobre o filme, mas é impossível comentar algo sobre elas sem entrar na zona de spoiler. Enfim, se você procura um filme que misture comédia e drama de forma interessante Tempo de Crescer vai te surpreender.

Ficha Técnica:

  • Data de lançamento: 2009 (1h 50min)
  • Direção e roteiro: Kieran Mulroney, Michele Mulroney
  • Elenco : Jeff Daniels, Emma Stone, Ryan Reynolds, entre outros.

Assista o trailer:

Sobre Marcus Alencar

Apresentador do Leituracast, Jornalista, blogueiro e um homem de diversas paixões. Amo quadrinhos, cinema e literatura, mas não necessariamente nessa ordem. Acima de tudo, amo a forma como esses meios de comunicação conseguem produzir obras capazes de nos tirar do lugar-comum e propiciar a reflexão. No caso dos livros, destaco toda a saga de Percy Jackson nas séries de livros do escritor Rick Riordan. Não sei se foi à identificação quase que imediata com o personagem central ou fato de sempre me interessar por mitologia grega, mas o importante é que esses livros despertaram de forma mágica meu interesse pela leitura assim como outras grandes obras já fizeram o mesmo comigo em outros períodos e de formas diferentes. Enfim, ler pra mim é uma viagem especial e mágica que sempre farei com muito prazer em qualquer época da minha vida

Nossos Parceiros