Cinema | O Espetacular Homem-Aranha (2012) | Crítica

Cinema | O Espetacular Homem-Aranha (2012) | Crítica

Dirigido por Marc Webb, esse filme marca a volta do personagem mais popular da Marvel Comics ao cinema: o Homem-Aranha. Depois do grande sucesso dos filmes dirigidos por Sam Raimi com Tobey Maguire no papel principal, ficou a dúvida se essa nova aposta teria um resultado tão bom ou amargaria um fracasso de bilheteria. E no final das contas, o saldo foi positivo. Pode não ser algo perfeito ou espetacular, mas certamente valeu a pena o ingresso.

Deixando as comparações de lado, vale a pena destacar os acertos dessa produção. O primeiro deles não podia ser outro senão a ótima escolha de elenco começando pelo protagonista Peter Parker/Homem-Aranha interpretado por Andrew Garfield. Uma curiosidade é que o ator já se declarou fã do personagem durante a Comic-Con 2011. Por conta disso, acredito que a sua interpretação teve um tom mais autêntico.

Além de Andrew ter uma semelhança física com algumas das primeiras versões do aranha nos quadrinhos, sua atuação resgatou uma característica muito marcante do personagem: o senso de humor. Na verdade, foi esse o elemento que faltou nos filmes anteriores que, por sua vez, eram muito mais carregados no drama. Outra questão importante é a evolução da mobilidade do personagem em tela. Há cenas que parecem ter sido literalmente extraídas das páginas dos quadrinhos de tão bem estilizadas.

Já não se pode dizer o mesmo do vilão escolhido: o Lagarto. Interpretado por Rhys Ifans, o personagem deixou muito a desejar. Uma prova disso pode ser encontrada nas cenas de ação. São muitos fracas e não mostram o nível de perigo do personagem. Talvez o resultado fosse diferente se o roteiro investisse mais nesses momentos invés do drama individual dele.

Outro detalhe que merece destaque é a atuação convincente da atriz Emma Stone no papel de Gwen Stacy, a primeira namorada de Peter no colégio. Além de também ter uma semelhança física com a personagem nos quadrinhos, ela têm cenas bem interessantes mostrando o inicio do romance entre ela e o herói. Inclusive, o roteiro aproveita para utilizá-la em situações que fogem do estereotipo namorada do herói/mocinha em perigo.

Vale ressaltar que esse filme se assemelha muito também com a sua versão do herói no já extinto Universo Ultimate dos quadrinhos da Marvel. Para quem não conhece, trata-se de uma realidade alternativa criada com o intuito de apresentar velhos personagens sob uma ótica mais moderna, atual e com um certo toque de realismo. Tendo em vista que personagens mais antigos tinham sua origem datada pelo fato de serem reflexos da época em que foram criados, viu-se a necessidade de dialogar com os leitores mais jovens. E assim, surgiram histórias na qual Peter Parker mais se parecia com um jovem dos dias atuais. O mesmo ocorre com o filme já que o aranha de Andrew Garfield não é um nerd clássico e estereotipado dos anos 1960. É alguém comum, como eu e você. E esse é um dos grandes méritos de O Espectacular Homem-Aranha.

Ficha técnica:

  • Lançamento: 6 de julho de 2012;
  • Duração: 2h 17min;
  • Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Rhys Ifans  entre outros.
  • Direção: Marc Webb
  • Roteiro: James Vanderbilt, Alvin Sargent e Steve Kloves. 

Assista ao trailer:

Sobre Marcus Alencar

Apresentador do Leituracast, Jornalista, blogueiro e um homem de diversas paixões. Amo quadrinhos, cinema e literatura, mas não necessariamente nessa ordem. Acima de tudo, amo a forma como esses meios de comunicação conseguem produzir obras capazes de nos tirar do lugar-comum e propiciar a reflexão. No caso dos livros, destaco toda a saga de Percy Jackson nas séries de livros do escritor Rick Riordan. Não sei se foi à identificação quase que imediata com o personagem central ou fato de sempre me interessar por mitologia grega, mas o importante é que esses livros despertaram de forma mágica meu interesse pela leitura assim como outras grandes obras já fizeram o mesmo comigo em outros períodos e de formas diferentes. Enfim, ler pra mim é uma viagem especial e mágica que sempre farei com muito prazer em qualquer época da minha vida

Nossos Parceiros