Capa » Cinema » Ação » Cinema | Homem de Ferro (2008) | Crítica
Cinema | Homem de Ferro (2008) | Crítica

Cinema | Homem de Ferro (2008) | Crítica

Este ano a Marvel Studios completa 10 anos de existência. Como homenagem e reconhecimento da importância de seus projetos cinematográficos vamos revistar todas as fases do Universo Cinematográfico da Marvel começando por Homem de Ferro.

Independente se você conhece ou não o Homem de Ferro pelos quadrinhos, é impossível não se deixar levar pelo carisma da sua versão live action. Neste primeiro filme, Robert Downey Jr. rouba a cena como a estrela principal. Sua interpretação traz uma espontaneidade tão grande que é como se Tony Stark realmente existisse na vida real. 

Na trama, Tony Stark é um industrial bilionário e inventor brilhante que realiza testes bélicos no exterior, mas é sequestrado por terroristas que o forçam a construir uma arma devastadora. Em vez disso, ele constrói uma armadura blindada e enfrenta seus sequestradores. Ao voltar para os EUA, Stark aprimora a armadura e a utiliza para combater o crime.

O principal atrativo desta adaptação é mostrar um tipo de herói bem diferente do convencional. Não é aquele forjado na tragédia ou encarregado pelo destino a servir a humanidade simplesmente. Sua preocupação maior está mais relacionada com uma questão individual como ter sua tecnologia sendo utilizada para lucrar com a morte do que salvar as pessoas por motivos altruístas. Mesmo assim, o lado heroico ainda está lá e bem representado juntamente com ótimas cenas de ação, uma mais emocionante que a outra. 

Como não poderia deixar de ser, há espaço também para o vilão Obadiah Stane, interpretado por Jeff Bridges, brilhar e mostrar porque pode ser um nome na lista de melhores vilões adaptados de HQs adaptados para o cinema. Mesmo que o personagem seja uma espécie de versão do mal do Homem de Ferro, é possível entender o quanto sua presença é ameaçadora.

Em relação aos personagens coadjuvantes, como Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e James Rhodes (Terrence Howard), pode-se dizer que cada um contribui com a trama ao seu modo, mesmo com atuações contidas. No entanto, isso não desvaloriza o filme que até hoje continua sendo uma das adaptações de quadrinhos mais marcantes destes 10 anos de Marvel Studios.

Em outras palavras, fundamental é o que define a importância de Homem de Ferro. Sem o sucesso desta produção, não seria possível de forma alguma imaginar o projeto que deu origem a Iniciativa Vingadores ou outras adaptações já que a visibilidade do filme comprovou de uma vez por todas que a era dos heróis no cinema chegou com tudo.

Leia também:

Ficha Técnica:

  • Data de lançamento: 30 de abril de 2008
  • Duração: 2h e 6 min
  • Direção: Jon Favreau
  • Gênero: ação, aventura, ficção científica, filmes de super-heróis
  • Elenco:  Robert Downey Jr., Terrence Howard, Gwyneth Paltrow, Jeff Bridges

Assista o trailer:

Sobre Marcus Alencar

Apresentador do Leituracast, Jornalista, blogueiro e um homem de diversas paixões. Amo quadrinhos, cinema e literatura, mas não necessariamente nessa ordem. Acima de tudo, amo a forma como esses meios de comunicação conseguem produzir obras capazes de nos tirar do lugar-comum e propiciar a reflexão. No caso dos livros, destaco toda a saga de Percy Jackson nas séries de livros do escritor Rick Riordan. Não sei se foi à identificação quase que imediata com o personagem central ou fato de sempre me interessar por mitologia grega, mas o importante é que esses livros despertaram de forma mágica meu interesse pela leitura assim como outras grandes obras já fizeram o mesmo comigo em outros períodos e de formas diferentes. Enfim, ler pra mim é uma viagem especial e mágica que sempre farei com muito prazer em qualquer época da minha vida