Cinema | Amor.com | Crítica

Cinema | Amor.com | Crítica

Assistir uma comédia romântica é uma experiência comum entre os casais. É o tipo de filme previsível, cheio de clichês e uso excessivo de estereótipos que sempre estará em cartaz. Isso ocorre por causa do objetivo principal deste tipo de produção: entreter e emocionar o seu público. Para algumas pessoas, isso é sinônimo de ingresso garantido enquanto que para outras é motivo de rejeição. E por se tratar de uma fórmula já conhecida fica difícil imaginar que haja espaço para inovação, mesmo que essa seja minima. Por esse motivo venho recomendar Amor.com, dirigido por Anita Barbosa com roteiro de Saulo Aride, Bruno Garotti e Leandro Matos.

Com uma trama simples que envolve produção de conteúdo para internet e tribos diferentes, Amor.com chega para se comunicar principalmente com o público jovem e conectado. É o caso da famosa vlogueira de moda Katrina (Isis Valverde). Com videos sempre curtos, ela dita tendências e ganha milhões de acessos em seu canal. No entanto, sua imagem é ameaçada quando descobre durante um evento que fotos intimas suas estão sendo compartilhadas na rede. Felizmente, a situação é resolvida graças a intervenção do também vlogueiro Fernando (Gil Coelho), dono de um canal sobre games e tecnologia. Por conta disso, nasce um romance improvável entre ambos.

Nesse momento, você deve estar imaginando que se trata de mais um filme bobo e romântico que une pessoas de mundos diferentes. Felizmente, não é esse o caso. A grande graça desta produção é justamente na forma como as diferenças entre os personagens são tratadas. Inicialmente, o roteiro se utiliza de alguns clichês como forma de apresentá-los de forma rápida e clara. E isso funciona sem problemas. O importante mesmo é a jornada de descobertas em um contexto no qual a opinião publica influencia os influenciadores.

É nesse momento que o roteiro usa as redes sociais como recurso narrativo. De forma pontual, aparecem em segundo plano telas com os comentários de seguidores dos vlogueiros. Tudo de forma rápida e instantânea. Com isso, cria-se a sensação de interação em tempo real. E essa mesma interatividade também serve para mostrar como muitas vezes o mundo dinâmico da rede não permite espaço para reflexão. É como dançar conforme uma música que toca o tempo todo sem tempo para entender a letra.

Felizmente, a solução para esse problema é encontrada. Isto não é spoiler visto que 99% das comédias românticas sempre tem um final feliz. No caso de Amor.com, o diferencial está justamente no meio que leva o fim.

Ficha Técnica:

  • Data de lançamento: 1 de junho de 2017 (1h 32min)
  • Direção: Anita Barbosa
  • Roteiro: Saulo Aride, Bruno Garotti, Leandro Matos
  • Elenco : Isis Valverde, Gil Coelho, Alexandra Richter, Joaquim Lopes, Carol Portes, Marcos Mion, Felipe Roque, João Côrtes, César Cardadeiro, entre outros.

Assista o trailer:

Sobre Marcus Alencar

Apresentador do Leituracast, Jornalista, blogueiro e um homem de diversas paixões. Amo quadrinhos, cinema e literatura, mas não necessariamente nessa ordem. Acima de tudo, amo a forma como esses meios de comunicação conseguem produzir obras capazes de nos tirar do lugar-comum e propiciar a reflexão. No caso dos livros, destaco toda a saga de Percy Jackson nas séries de livros do escritor Rick Riordan. Não sei se foi à identificação quase que imediata com o personagem central ou fato de sempre me interessar por mitologia grega, mas o importante é que esses livros despertaram de forma mágica meu interesse pela leitura assim como outras grandes obras já fizeram o mesmo comigo em outros períodos e de formas diferentes. Enfim, ler pra mim é uma viagem especial e mágica que sempre farei com muito prazer em qualquer época da minha vida

Nossos Parceiros