Capa » Cinema e TV » Séries | Doctor Who 11×9: It Takes You Away | Review
Séries | Doctor Who 11×9: It Takes You Away | Review

Séries | Doctor Who 11×9: It Takes You Away | Review

[SPOILERSIt Takes You Away é certamente um episódio diferenciado desta temporada. Está entre os que tem mais cara de ficção cientifica, referencia alguns episódios de temporadas anteriores, além de respeitar o novo estilo da atual fase. Com direção de Jamie Childs, a nova aventura coloca a 13ª Doutora (Jodie Whittaker) e seus amigos na Noruega dos dias atuais. Enquanto admiram a beleza de um fiorde norueguês, eles descobrem um chalé cheio de tábuas e uma garota chamada Hanne (Ellie Wallwork) que precisa da ajuda deles.

Com essa premissa misteriosa, vemos que o roteiro escrito por Ed Hime e Joy Wilkinson tem como base o suspense para prender nossa atenção. Esse trabalho é bem feito tendo em vista que fica difícil perder o interesse à medida que a investigação da Doutora vai se desenvolvendo. No primeiro momento, acreditamos que há algo estranho com Hanne e que há um monstro rondando a floresta perto do chalé. Alguns planos bem abertos ressaltam essa ideia assim como os barulhos causados pela ameaça que ela acredita estar ali perto o tempo todo. No entanto, dessa vez a trama não será voltada para o terror. Nesse aspecto, é curioso como essa subtrama do monstro da floresta brinca com as nossas expectativas.

Isso é apenas uma camada de It Takes You Away, o episódio que nos apresenta a história do Solitrato. Trata-se de uma forma de energia que existe desde o início do nosso universo e que está afetando a nossa realidade. Como a própria Doutora explica, “é como uma criança com sarampo nuclear que infecta todas as outras”. Para resolver esse problema, o universo exilou o Solitrato para que ambos pudessem existir separadamente. É aí que entra o plano do Solitrato de criar um universo consciente, o qual a Doutora, Yas (Mandip Gill) e Graham (Bradley Walsh) conhecem depois de passar pelo portal entre mundos que existe no espelho da casa de Hanne.

É nesse contexto que temos o retorno de Grace O’Brien (Sharon D. Clarke). Apesar de ser emocionante ver o casal se reunindo, logo descobrimos que esta não é a verdadeira esposa de Graham, que faleceu em The Woman Who Fell to Earth. Mesmo assim, a conversa entre eles serve para fazer algumas referências muito bem-vindas, não só ao primeiro episódio desta temporada como também a Rosa. Além disso, a aparição de Grace deu mais um empurrão na relação entre Graham e Ryan (Tosin Cole), que pela primeira vez o chamou de “vovô”.

Falando em referências, elas não param por aí. Quando descobrimos que na verdade o plano do Solitrato é trazer pessoas para o seu mundo com o intuito de diminuir a própria solidão, entra em cena um dos melhores momentos desta temporada que de certo modo ecoa um dos melhores discursos do 11º Doutor (Matt Smith) na sétima temporada:

Você quer o universo inteiro. Alguém que já viu de tudo e essa sou eu. Eu vivi mais tempo, vi mais coisas, amei mais e perdi mais. Posso dividir com você tudo o que quiser saber sobre as experiências que não teve.”

Mesmo que esse momento não tenha toda a beleza de The Rings of Akhaten, ele com certeza merece ficar marcado nas nossas lembranças da 13ª Doutora que, mais uma vez, assim como em The Witchfinders, mostra sua melhor característica: tocar os outros através das palavras. 

Esta questão das memórias de entes queridos e falecidos terem poder também ocorre em The Lie of the Land , o oitavo episódio da décima temporada quando Bill (Pearl Mackie), com a lembrança de sua mãe, consegue ajudar o 12º Doutor (Peter Capaldi) a derrotar os Monges que haviam conquistado o nosso planeta.

É por todos esses aspectos destacados que It Takes You Away pode ser considerado um dos melhores episódios desta temporada, o que aumenta ainda mais a nossa expectativa para a chegada da season finale. Tudo porque este nono episódio entregou mais uma vez o que já vimos de melhor até agora nesta temporada: referências, discursos no momento certo e trabalho em equipe.

Ficha técnica:

  • Episódio: 11×9: It Takes You Away
  • Data de exibição: 2 de dezembro de 2018
  • Roteiro: Ed Hime e Joy Wilkinson
  • Direção: Jamie Childs
  • Duração: 46 minutos
  • Elenco: Jodie Whittaker (Décima terceira Doutora), Bradley Walsh (Graham O’Brien), Tosin Cole (Ryan Sinclair), Mandip Gill (Yasmin Khan).
  • Elenco convidado: Ellie Wallwork (Hanne), Sharon D. Clarke (Grace O’Brien), Kevin Eldon (Ribbons), Christian Rubeck (Erik) e Lisa Stokke (Trine).

Assista ao trailer:

Veja o nosso review sobre os episódios anteriores

Sobre Marcus Alencar

Apresentador do Leituracast, Jornalista, blogueiro e um homem de diversas paixões. Amo quadrinhos, cinema e literatura, mas não necessariamente nessa ordem. Acima de tudo, amo a forma como esses meios de comunicação conseguem produzir obras capazes de nos tirar do lugar-comum e propiciar a reflexão. No caso dos livros, destaco toda a saga de Percy Jackson nas séries de livros do escritor Rick Riordan. Não sei se foi à identificação quase que imediata com o personagem central ou fato de sempre me interessar por mitologia grega, mas o importante é que esses livros despertaram de forma mágica meu interesse pela leitura assim como outras grandes obras já fizeram o mesmo comigo em outros períodos e de formas diferentes. Enfim, ler pra mim é uma viagem especial e mágica que sempre farei com muito prazer em qualquer época da minha vida