Capa » Cinema e TV » Séries | Doctor Who 12×4: Nikola Tesla’s Night of Terror | Review
Séries | Doctor Who 12×4: Nikola Tesla’s Night of Terror | Review

Séries | Doctor Who 12×4: Nikola Tesla’s Night of Terror | Review

[SPOILERS] Após a decepção de Orphan 55, Nikola Tesla’s Night of Terror é o episódio que resgata nossas esperanças para esta 12ª temporada. Tudo graças ao conjunto formado por personagens históricos bem utilizados, trilha sonora empolgante e companions se destacando da melhor forma possível.

O ano é 1903 e a história começa na beira das Cataratas do Niágara, onde há algo errado com o gerador de Nikola Tesla (Goran Visnjic). Alguém – ou algo – está sabotando o trabalho do exímio inventor. Ficam no ar as perguntas: será que Tesla recebeu mesmo uma mensagem de Marte? E onde seu grande rival, Thomas Edison (Robert Glenister), se encaixa nesses eventos? A Doutora e seus amigos Yaz, Ryan e Graham devem unir forças com uma das maiores mentes da História para salvar o Planeta Terra e um dos seus grandes inventores.

Goran Visnjic Nikola Tesla Nikola Tesla's Night of Terror

Antes de começar a revisar Nikola Tesla’s Night of Terror, torna-se necessário uma comparação com outro episódio da atual temporada em que também tivemos participações de personagens históricos relevantes. Em Spyfall: Part Two, Ada Lovelace (Sylvie Briggs) e Noor Inyat Khan (Aurora Marion) foram importantes para ajudar A Doutora a encontrar uma solução contra o plano do Mestre, mas não eram o ponto principal da história. Neste quarto episódio, o gênio de Tesla é o verdadeiro foco da trama. Além de ser uma decisão narrativa interessante, fica a observação de como o roteiro de Nina Metivier usou esse recurso de forma diferente.

Aliás, quando o assunto é ir a fundo na história de Tesla, o episódio não decepciona. Um de seus projetos é de fundamental importância para derrotar a grande ameça dos Skithra: a Torre Wardenclyffe. No momento em que A Doutora o conhece, a invenção não estava totalmente terminada e testada. Mesmo assim, tendo em vista a forma como ela poderia ser utilizada para repelir o ataque da raça alienígena, foi necessário interferir nela para resolver a situação. Graças a isso, a participação do inventor torna-se ainda mais marcante e deve ficar registrada na memória dos fãs por muito tempo assim como já aconteceu em outros episódios desse tipo. Vale ressaltar que esse detalhe não tira o fator histórico da equação já que, como a própria Senhora do Tempo explica, a vida dele seguiu seu curso normal.

Mesmo tendo maior importância na trama principal, a participação de Tesla não ofusca a figura de Edison que está em segundo plano. Durante vários momentos, conhecemos mais do seu lado empresarial e de certo modo ganancioso. É graças a essa característica que Graham tem vários momentos de destaque quando confronta o inventor sempre de forma irônica e sagaz. Aliás, é uma pena que o episódio não tenha tido mais interações entre os dois pois isso foi um show a parte. De qualquer modo, isso é muito positivo para o companion que em episódios recentes foi utilizado mais como alivio cômico.

Thomas Edison Robert Glenister Nikola Tesla's Night of Terror

Outro aspecto positivo relevante é a trilha sonora. Muito da qualidade do episódio se deve justamente ao acréscimo desse recurso às cenas de ação que, por sua vez, ficaram muito empolgantes. Em momentos específicos, temos a música instrumental aumentando ainda mais a sensação de perigo diante da presença dos Skithra. Não só isso, mas a trilha serve para nos remeter a outras situações recentes vividas pela Doutora. Na cena em que a Rainha Skithra (Anjli Mohindra) pergunta à Senhora do Tempo se ela já viu um planeta morto, temos um belo exemplo disso.

Enfim, ao contrário do episódio anterior, Nikola Tesla’s Night of Terror é marcante por vários motivos. O principal personagem histórico é muito bem utilizado além de cativar o público sem dificuldade, Graham se destaca e a trilha torna aquilo que já estava bom melhor ainda. Resumindo, tudo o que vimos foi um presente bem recebido que reacendeu nossas esperanças para o futuro da temporada.

Ficha Técnica:

  • Episódio: 12×04 – Nikola Tesla’s Night of Terror 
  • Data de exibição: 21 de fevereiro de 2020
  • Roteiro: Nina Metivier
  • Direção: Nida Manzoor
  • Duração: 59 minutos
  • Elenco: Jodie Whittaker (Décima terceira Doutora), Bradley Walsh (Graham O’Brien), Tosin Cole (Ryan Sinclair), Mandip Gill (Yasmin Khan).
  • Elenco convidado:  Anjli Mohindra (Rainha Skithra), Goran Visnjic (Nikola Tesla) e Robert Glenister (Thomas Edison).

Assista ao trailer:

Sobre Marcus Alencar

Avatar
Apresentador do Leituracast, Jornalista, blogueiro e um homem de diversas paixões. Amo quadrinhos, cinema e literatura, mas não necessariamente nessa ordem. Acima de tudo, amo a forma como esses meios de comunicação conseguem produzir obras capazes de nos tirar do lugar-comum e propiciar a reflexão. No caso dos livros, destaco toda a saga de Percy Jackson nas séries de livros do escritor Rick Riordan. Não sei se foi à identificação quase que imediata com o personagem central ou fato de sempre me interessar por mitologia grega, mas o importante é que esses livros despertaram de forma mágica meu interesse pela leitura assim como outras grandes obras já fizeram o mesmo comigo em outros períodos e de formas diferentes. Enfim, ler pra mim é uma viagem especial e mágica que sempre farei com muito prazer em qualquer época da minha vida